O que é um concílio na tradição reformada continental?
- IR Caruaru
- 28 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

O que é um concílio na tradição reformada continental?
Chamamos concílio uma reunião de igrejas. Cada igreja da Confederação das Igrejas Reformadas do Brasil tem o direito de enviar até dois delegados para cada concílio. Estes delegados podem ser pastores ou presbíteros, eventualmente diáconos. Eles terão direito a voz e voto. Os delegados serão recebidos nos concílios com base em um atestado do seu conselho, no qual os seus nomes são informados, bem como é indicado o compromisso da igreja para tratar cada assunto da pauta do concílio de acordo com a Palavra de Deus, com os credos adotados, com as confissões e de acordo com o regimento que regula os compromissos entre as IRB.
Neste momento as IRB estão realizando dois concílios anuais de abrangência nacional. Cada concílio acontece em uma igreja, seguindo um rodízio. A escolha da igreja que receberá o próximo concílio é feita ao fim de cada concílio. A igreja que recebe um concílio fica responsável pela hospedagem e alimentação dos delegados e demais convidados, bem como fica responsável para providenciar um local apropriado às reuniões e os materiais necessários. Ela também deve manter as demais igrejas informadas sobre a data do concílio que se realizar e sobre o prazo limite para o envio de documentos pelas igrejas. Ela deve ainda receber os documentos enviados pelas igrejas e organizá-los em uma pasta, relacionando os assuntos em uma pauta provisória. A igreja organizadora não tem poder para decidir os assuntos que estarão na pauta do concílio.
A primeira seção de um concílio é dirigida pela igreja organizadora. Ela se destina à apresentação dos delegados, à composição da mesa moderadora, à definição da pauta e dos métodos de trabalhos. A apresentação dos delegados de cada igreja representada no concílio é feita mediante a leitura dos atestados enviados pelos respectivos conselhos. Todos os delegados e conselheiros convidados pelo concílio devem declarar o seu compromisso confessional ficando de pé diante do concílio. A mesa é composta de um moderador que deve dirigir as reuniões e um vice moderador que auxilia o moderador e o substitui em caso de sua ausência, um secretário que deve registrar em ata as apresentações de documentos, discussões e decisões e um vice secretário que auxilia o secretário e o substitui em caso de sua ausência. Ao final do concílio a ata deve ser assinada pelos moderadores e pelos secretários. Os secretários devem enviar cópias impressas das atas às igrejas escolhidas para arquivá-las e deve enviar uma versão eletrônica da ata aos conselhos das IRB.
Geralmente acontece seções de concílios pela manhã e pela tarde. Eventualmente são convocadas seções noturnas. Cada seção é iniciada com leitura bíblica, cântico de salmo ou hino e oração e é encerrada com oração. As seções são ordinariamente abertas, sendo fechadas as seções destinadas a tratar assuntos restritos aos conselhos das igrejas. Qualquer membro das IRB pode estar presente em seções abertas de concílios, devendo informar o seu interesse à mesa moderadora.
Esperamos que essas informações sejam úteis a você que é um interessado na tradição reformada continental. Se houver alguma dúvida ou perguntas sobre a realização de concílios nas IRB teremos imenso prazer em tentar responder. Envie uma mensagem para o WhatsApp do Pastor Lucio Manoel 81 9 9906 6016.
Comments